Treinar a sua equipe adequadamente é o primeiro passo para conquistar a excelência no trabalho e, consequentemente, se diferenciar no mercado. Afinal, colaboradores bem treinados e alinhados à cultura e padrões da empresa tornam-se mais motivados e ágeis em todas as fases do negócio, e claro, automaticamente gerando melhores resultados.
Confira seis motivos pelos quais os treinamentos são fundamentais. Acompanhe!
1- Integração de novos colaboradores:
Não há como fugir dos treinamentos para os novos contratados. Quando o profissional chega à empresa, este deve entender detalhadamente, na teoria e na prática, como funcionam os processos das atividades , processos da empresa e o alinhamento de duvidas. As integrações também devem ser adotadas, uma vez que permitem que os novos contratados e os colaboradores que já estão na equipe possam interagir, e se conhecer, pois isso irá proporcionar um ambiente de trabalho mais harmonioso.
2- Aprendizado de novas tecnologias e procedimentos:
Quando uma empresa compra um novo software/sistema, por exemplo, é preciso apresentar aos colaboradores e ensiná-los a utilizar a ferramenta de trabalho
Além dos conhecimentos, as empresas também precisam de tecnologia e processos internos para que as suas atividades sejam conduzidas com habilidade. Por isso, todos os colaboradores precisam estar adequadamente treinados para saber como proceder em diferentes situações e como lidar com as tecnologias necessárias à execução das tarefas.
3-Desenvolvimento das “soft skills” (habilidades comportamentais):
Em geral, os treinamentos dedicam-se aos assuntos mais técnicos, pertinentes à área profissional dos colaboradores. Porém um bom profissional não depende somente do conhecimento técnico, mas também das competências mais práticas, que se veem no dia a dia da empresa.
Características como a comunicação interpessoal, a capacidade de influenciar positivamente os colegas, competência para ter uma visão sistêmica da organização, criatividade, responsabilidade, proatividade, pensamento estratégico são algumas delas que fazem parte das chamadas “soft skills” — as habilidades que dizem mais respeito ao comportamento do indivíduo do que ao trabalho em si.
4- Necessidade de treinamento de cada colaborador:
Entender e descobrir quais são as principais necessidades e deficiências de cada colaborador permite que o gestor ofereça o treinamento ideal para cada um, permite treinar exatamente em qual ponto é preciso o desenvolvimento. Assim evitando a necessidade de reformular treinamentos, economizando tempo e claro a redução de custos.
Uma boa maneira de conhecer tais deficiências é conversar diretamente com os colaboradores que atuam em cada área. Vale lembrar que, muitas vezes, o funcionário possui uma visão diferenciada do que realmente pode melhorar. Assim você terá uma visão mais estratégica e assertiva sobre a necessidade de treinamento de cada colaborador.
5- Compartilhar aprendizado:
Um fator importante que deve ser levantado ao treinar a sua equipe é estimular o repasse do conhecimento, seja entre funcionários do mesmo setor ou, até mesmo, entre setores ou filiais. Desta forma, os colaboradores conquistam novas competências e executam melhor suas tarefas.
Além de reduzir a necessidade de treinamentos, os funcionários mais dedicados e competentes podem ser convidados a disseminar seu conhecimento em palestras internas e workshops.
Quando uma empresa entende em qual momento deve treinar a sua equipe, os resultados alcançados são bem mais satisfatórios; tanto para a empresa quanto para os colaboradores. A equipe estará igualmente capacitada e em sintonia para enfrentar as novas demandas
6- Progressos para o indivíduo e para a empresa;
Por fim, uma pessoa que participa de um treinamento corporativo, adquire novos conhecimentos, revisa o que já aprendeu e desenvolve competências diversas para executar com excelência o seu trabalho. Dessa forma, os treinamentos contribuem com o desenvolvimento profissional do indivíduo.
Com profissionais capacitados e motivados, é fato que a empresa conseguirá diminuir a quantidade de erros, aumentar a produtividade, alimentar o pensamento criativo dos seus funcionários e melhorar a qualidade do seu trabalho, de maneira geral. Assim, a sua equipe e sua empresa ficam mais fortes e competitivas no mercado, com maior potencial de crescimento.
Como você pode perceber, um treinamento corporativo não é um gasto, mas um importante investimento no desenvolvimento humano. Toda empresa é feita essencialmente de pessoas e de suas competências. Portanto, quanto mais a organização promover o desenvolvimento contínuo dessas habilidades, melhores serão os resultados a serem obtidos!
Vanessa Ronsani
Psicóloga organizacional e do trabalho
CRP-12 /16378