O que não devo fazer em uma entrevista de emprego!

Finalmente chegou aquele convite para ser entrevistado em uma empresa legal, onde você sempre quis fazer parte do quadro de funcionários e viu uma oportunidade para crescer na sua carreira. E é nesse momento, na entrevista é que devemos ter um certo cuidado.

Muita gente desperdiça a chance de conseguir um bom emprego porque não se prepara corretamente para a entrevista. Mesmo que você tenha plena certeza de que é a pessoa certa para aquele cargo, o recrutador não tem como adivinhar se você não souber se “vender” ou se portar da maneira assertiva durante no momento da entrevista. E isso envolve necessariamente saber o que falar durante uma entrevista de emprego.

A entrevista é o momento de comunicar quem você é, o que sabe fazer tecnicamente, suas experiências anteriores, planos para o futuro e como a empresa pode te ajudar.

É nessa hora que muita gente ‘’pisa na bola” e se perde um pouco. O recrutador que é um profissional treinado para fazer uma “leitura” da sua fala e de seu comportamento, vai analisar sua postura, seu jeito de se expressar, de trocar ideias, observar sua comunicação se é clara ou não, de se impor e decidir ali mesmo se você é ou não é a pessoa certa para aquele cargo. Na verdade, você tirará mais proveito de uma entrevista se você estiver bem preparado para o momento em que ela acontecerá, saber quais são os seus próximos passos por expô-lo, ou suas experiências anteriores e como você quer abordar e se portar na sua procura por um novo emprego. Então atenção, uma má performance com o recrutador possuirá algumas consequências.

 Para que você não passe por situações desagradáveis e embaraçosas em uma entrevista de emprego, abaixo listamos alguns comportamentos e atitudes que você deve tomar.  

  • Cuidado com a Linguagem: “Gírias” não são linguagens muito atrativas para o profissional que está fazendo sua entrevista. Ter um vocabulário adequado é importante para passar uma boa impressão ao entrevistador. Por isso, evite a todo custo falar gírias. Não que você precise ser excessivamente formal, ou tenha que usar palavras difíceis. Basta ser ter uma linguagem simples e clara.
  • Não minta: Inventar uma historinha ou outra para impressionar o entrevistador pode ser um tiro no pé. Às vezes, com uma simples pesquisa no meio digital, o seu relato pode ser desmentido e você com certeza será descartado do processo seletivo, outro ponto importante ressaltar é não minta que você sabe fazer uma determinada função por exemplo, lá na frente na atuação você não conseguirá sustenta o cargo e poderá ser até dispensado.
  • Não fale mal do seu antigo empregador: Esse é um dos erros mais comuns em entrevistas e na maioria das vezes resulta em desclassificação do candidato. Nenhuma empresa quer contratar pessoas que falam mal do seu emprego, do seu chefe ou colegas de trabalho. Quando for abordado sobre seus empregos anteriores, procure focar nas experiências positivas e não as negativas. Se tiver que falar sobre algum fracasso, trate o assunto de forma natural, sem botar a culpa em ninguém e fale de como você fez para ajudar a empresa nesse momento. Lembre-se de que o entrevistador também é treinado para avaliar como você lida com contrariedades.
  • Não deixe de perguntar o que é necessário: Sair com dúvidas da entrevista é um erro. Você pode ser escolhido e se frustrar mais adiante. Por isso, não deixe de perguntar o que acha importante: quem são as pessoas da área, o que vai aprender naquele cargo, qual visibilidade terá no setor, o que a empresa oferece em termos de crescimento e desenvolvimento. Demonstre maior interesse no dia a dia do trabalho e/ou até mesmo sobre horários no qual você irá trabalhar.
  • Vestir-se adequadamente: Cuidado ao se vestir, por mais casual que seja a tendência atual, o traje profissional ainda é a etiqueta de negócios adequada para entrevistas. Trata-se de primeiras impressões, então cuidado com roupas curta, bonés, regatas e degotes. Sua roupa deve ser elegante e confortável para que você não fique ajustando ou se movimentando constantemente, nada mais desconfortável até mesmo para você. É sempre necessário usar traje social completo? Nem sempre. Mas o esforço é relativamente baixo e pode fazer a diferença em uma entrevista, especialmente em um mercado de candidatos excepcionalmente qualificados. Se vista no padrão mais formal do setor no qual você disputa a vaga. Vestir-se elegantemente nunca prejudicará o candidato. Lembre-se disso.

Cibele Ribeiro

Psicóloga Organizacional no Grupo Fabricia Peron

Compartilhe

entre para nossa lista VIP e receba conteúdos com exclusividade

Veja mais