Líder de si mesmo

Você ocupa um cargo de gestão em uma empresa? Ou é empreendedor e precisa gerir pessoas? Se  a resposta for sim é com você que eu gostaria de falar.

Sabemos o quanto é desafiador assumir um cargo de liderança, dar o exemplo, acompanhar, desenvolver outras pessoas. Percebo em minha área de atuação o quanto é desafiador ficar entre ser amado ou ser respeitado.

Observo o quanto os líderes sofrem tentando ficar nesses dois papéis e o quanto se culpam por não acertarem sempre.

As pessoas cobram de você com mais frequência por conta do cargo que você ocupa ou por você ser um empreendedor e as vezes você esquece que também é gente e precisa de cuidados e é exatamente disso que eu gostaria de falar. Se você lidera pessoas, tem uma equipe ou tem uma empresa, você deveria se perguntar vez ou outra o quanto você é líder de si mesmo, o quanto você investe tempo desenvolvendo você, sua vida e suas competências.

Talvez isso acabe ficando esquecido por falta de tempo pela correria frenética que está a sua vida, porém com certeza deve estar atrapalhando sua performance como líder pois de fato é impossível liderar pessoas sem ser líder de si mesmo.

Minha proposta é que você pare de correr tanto e avalie se você é de fato líder de você mesmo. Puxa aí caneta e papel e avalia de 0 à 10 o quanto você tem sido seu próprio líder e se de fato você está onde você gostaria de estar.

Caso à sua avaliação não faça sentido com o que você está buscando ou almeja para sua vida, faça um plano de ação para si mesmo, se desenvolva, invista tempo em você, procure ajuda de um profissional se necessário for. E não esqueça que tudo que você faz no seu profissional é um reflexo do seu ser e de quem você de fato é.

É impossível desenvolver pessoas se você não se desenvolve. Pense a respeito disso.

Fabrícia Peron

Psicóloga organizacional e mentora estratégica de carreira, líderes e empreendedores

CRP: 12/14393

Compartilhe

entre para nossa lista VIP e receba conteúdos com exclusividade

Veja mais