Manter equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um dos grandes desafios de qualquer profissional de sucesso seja ele Empreendedor ou não, isso acontece principalmente quando os resultados começam a aparecer na sua vida profissional, quando você faz algo que gosta e você começa a focar cada vez mais na sua área profissional para gerar ainda mais resultados e por consequência você acaba esquecendo de equilibrar os seus papéis.
Uma armadilha comum é abrir mão de parte da vida pessoal para dar um salto na carreira. Algumas concessões podem ser pertinentes e levar você a um novo patamar, mas tomar isso como regra é arriscado. O crescimento do lado profissional é saudável até o ponto em que não interfere nas atividades pessoais.
Isso acontece e pode ser motivado por desejos e necessidades como:
- Construir segurança financeira;
- Ter realizações que só são possíveis com o dinheiro;
- Ter sucesso ou admiração dos outros através da vida profissional.
Independentemente do motivo, é indispensável encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pois somos um ser sistêmico, ou seja, é impossível sermos felizes somente em uma área da nossa vida. E quando nos dedicamos em excesso a alguma área da nossa vida ficamos em desequilíbrio com o resto e isso é só uma questão de tempo para você entrar em conflito com você mesmo adoecer e prejudicar todas as outras áreas que estão abandonadas.
Infelizmente estamos associando sucesso a falta de tempo. Isso mesmo, parece elegante não ter tempo para nada, ter uma agenda cheia e correr muito. Pessoas que dedicam tempo a sua vida pessoal, hobbies, diversão e qualquer outra coisa que não seja trabalho são julgadas. Você se julga por isso e parece um fardo ter um tempo ocioso ou separar um tempo para estimular outras áreas da sua vida.
Isso acontece quando estamos em modo piloto automático, quando não temos bem definidos nossos valores, nossos pilares e aquilo que realmente importa para nós e para aqueles que queremos bem.
Eu lhe proponho um desafio: Responda para você mesmo com honestidade: Por que você acorda todos os dias? O que de fato é importante para você? O que você faria se não precisasse de dinheiro?
Com essas respostas redefina sua definição de sucesso e alinhe o que de fato faz sentido para você.
É possível ter equilíbrio sempre entre nossos papéis? Eu acredito que não. Porém não podemos deixar de buscar isso como se não fosse necessário essa busca para realmente sermos saudáveis como seres humanos e bons profissionais.