Em um ambiente de trabalho, é normal, até certo ponto, que se ocorram conflitos.
Quem nunca teve aquele conflito de gerações com os pais em casa? Pois então, nas organizações, isso não é diferente. Os jovens mudaram, e os valores de nossos pais, avós já não são os mesmos da atual geração, e essas mudanças acarretam em conflitos entre as gerações. Você também percebe isso?
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Até pouco tempo atrás, o sonho de qualquer profissional era entrar numa empresa e construir carreira nela. O trabalho se tornava uma identidade. Passar 20, 30 anos no mesmo CNPJ era motivo de orgulho para muita gente.
Porém, varias pesquisas hoje apontam que os jovens já não tem mais interesse em construir carreira em apenas uma organização. O jovem busca a diversidade, e já é muito comum também as pessoas mudarem de carreira ao longo de sua vida profissional. Pesquisas apontam também, que atualmente o jovem busca liberdade e já não é mais tanto do interesse do jovem residir em apenas um endereço, como era de costume dos nossos pais, mas sim, eles buscam conhecer outros espaços e locais.
Já percebemos que as coisas vem mudando não é? Mas você que é líder, profissional ou empresário que lida com isso diariamente, o que você pensa a este respeito? Ou como você tem adaptado isso a realidade e aos conflitos que surgem na empresa que você trabalha?
Confira 3 dicas para que você consiga trabalhar e entender melhor como gerenciar os conflitos entre gerações na sua organização;
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1- Tenha uma comunicação clara:
A tual geração é multitarefas, gosta de desafios, e também gosta da transparência. Por isso, se atente a melhorar os meios de comunicação de sua organização para que ela seja transparente e clara. Faça o mesmo movimento com as pessoas de outras gerações que fazem parte da sua empresa. Não existe receita mágica, mas sim existem formas de trabalhar e alinhar as coisas para que as pessoas consigam trabalhar juntas mesmo tendo diferenças.
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2- Monte momentos em que as gerações possam se encontrar:
Realize momentos com a equipe onde todos possam ter contato, onde todos possam interagir uns com os outros. Todas as gerações possuem resistência ou dificuldade de se adaptar uma com a outra, porém é importante incentivar estes momentos.
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3- Entenda as pessoas que fazem parte da sua organização:
Uma empresa é como um quebra cabeça. Cada peça é fundamental para completar o todo. Entender as pessoas que fazem parte da sua organização, é um paço fundamental para você traçar as estratégias mais assertivas para seu negócio.
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E aí, gostou do conteúdo? Espero que minhas dicas tenham sido úteis para sua vida e carreira. Forte abraço do Grupo Fabrícia Peron!
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Marcos Alexandre Margotti Izé
Psicólogo organizacional e do trabalho
CRP: 12/15412.