Em um ambiente de trabalho, é normal, até certo ponto, que se ocorram conflitos.
Afinal, os colaboradores geralmente possuem valores e personalidades muito diferentes. Por um lado, essa diferença pode ser enriquecedora. Por outro, a presença constante atritos pode dificultar o dia a dia corporativo.
Lidar com essas divergências não é agradável, mas é necessário, uma vez que envolve aspectos pessoais e podem impactar nos resultados da empresa. No entanto, é fundamental que os gestores procurem, o mais rápido possível, a resolução do conflito, pois atritos mal resolvidos podem trazer problemas para a empresa. Queda na qualidade do trabalho, ineficiência no atendimento ao cliente, clima organizacional negativo, rivalidades e disputas são alguns exemplos.
Sendo assim, como encontrar boas estratégias para a gestão de conflitos na empresa? Para isso, preparamos uma lista de dicas .
Confira:
1- Permita que os profissionais tenham uma pausa para se acalmar:
Às vezes, os colaboradores não estão conseguindo dialogar efetivamente sobre a questão porque estão estressados e nervosos com o problema. Nesse momento, abrir a oportunidade para que os profissionais façam uma pausa e se acalmem pode ser uma boa ideia.
Dar um tempo para que os envolvidos possam se tranquilizar não significa que você esteja adiando a resolução do conflito, mas sim, que está buscando melhores condições para trabalhar a dificuldade.
2 – Após isso converse separadamente com as pessoas envolvidas:
Sabendo que existe um atrito entre seus colegas, é importante que você os chame para conversar em particular, procurando sempre entender o que está acontecendo sem tomar partido. Nessa hora, é preciso exercitar sua capacidade de ouvir sem expressar tantas reações ou fazer julgamentos precipitados.
3 – Não procure uma pessoa para culpar – procure por uma causa raiz:
Todos nós estamos suscetíveis a erros. No entanto, em vez de se concentrar no erro e em encontrar um culpado, é mais inteligente procurar identificar qual a causa raiz desse erro que está gerando o conflito na empresa. Quando você faz isso, fica mais fácil evitar que esse erro (e o conflito) se repita.
Para isso, você pode questionar:
- O colaborador que cometeu o erro foi devidamente informado sobre como fazer seu trabalho corretamente?
- Houve algum tipo de perda de contexto na troca de informações?
Concentrar-se no processo em vez de culpar alguém ajuda a evitar erros no futuro e pode deixar sua equipe confiante de que você não dará as costas quando as coisas estiverem erradas.
4 – Saiba ouvir, tenha empatia e seja imparcial:
Para saber como lidar com conflitos na empresa, é preciso:
Saber ouvir significa estar atento ao que está sendo dito, procurando perceber como a pessoa se comporta ao posicionar seus argumentos e entender suas razões.
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro com o objetivo de compreender suas motivações internas, seu ponto de vista.
Já a imparcialidade tem a ver com não assumir nenhum dos lados de um conflito, mantendo-se neutro e racional.
Um bom gestor é aquele que consegue combinar essas três coisas na hora de lidar com uma situação conflituosa.
Quando dois ou mais colaboradores chegarem até você com um problema, procure ouvi-los com atenção, entenda o lado de cada um e como a situação apresentada os afeta. Assim, fica mais fácil saber quais medidas deverão ser tomadas para solucionar o conflito.
5 – Dê o Feedback Corretivo Quando Necessário
O feedback corretivo é necessário quando um colaborador apresenta uma postura que destoa daquilo que a empresa espera dele.
Mesmo assim, é importante oferecer esse feedback corretivo com cautela, de modo que ele seja realmente construtivo para esse profissional se reposicionar e passar a oferecer seus melhores resultados para a empresa.
6. Invista em uma boa comunicação:
A falha na comunicação prejudica todo o processo de trabalho de uma empresa. Uma informação mal transmitida pode gerar atrasos,trazer dificuldades e gerar desentendimentos entre os colegas.
Desenvolver bons recursos para trocar informações na empresa é fundamental para uma boa gestão de conflitos. Invista nas reuniões, canais para transmissão de dados e recursos tecnológicos. Dessa forma, você consegue evitar divergências e resolver os problemas que surgem com mais facilidade.
Essas foram as nossas 6 dicas de como lidar com conflitos na empresa. Coloque-as em prática e não perca mais tempo nem produtividade com atritos internos.
Vanessa Pereira Ronsani
Psicóloga organizacional e do trabalho
CRP12/16378