Pense na sua empresa como um maquinário de um relógio, feito de várias engrenagens. Cada engrenagem é um setor da empresa. Se uma estraga, todas as demais têm suas funções comprometidas. É por isso que a integração entre setores é tão importante.
A competitividade não está apenas do lado de fora da empresa. Setores de uma mesma organização também competem entre si, seja por maiores orçamentos, vantagens com o chefe e outras pequenas coisas que acabam minando os relacionamentos.
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Relacionamentos formam a cultura e o clima organizacional
Para que as pessoas se relacionem bem em sua empresa é necessário que elas se conheçam, independentemente do tamanho do negócio e da quantidade de colaboradores.
Criar um programa de integração de novos colaboradores pode ser uma boa ideia para começar a esimular melhores relacionamentos.
Quando um colaborador entra na empresa, a integração dele à equipe e ao trabalho é muito importante. Esse processo envolve não só a aprendizagem do funcionamento da organização e das atividades, mas também o conhecimento dos novos colegas.
Dessa maneira, desde o ingresso do profissional na empresa, haverá estímulos para a comunicação dele com outros setores. Isso incentiva o novo membro a se adaptar e fortalecer a cultura de integração na corporação.
Quando as pessoas se conhecem, entendem melhor os problemas umas das outras e estão dispostas a ouvir e ajudar. A colaboração aflora como uma atitude positiva e a competitividade deixa de ser tão acirrada. Mas não é só no momento da entrada de um novo colaborador que você deve promover a integração entre setores. As estratégias como job rotation (rotação de trabalho)– onde o colaborador de um setor troca de lugar com outro por um tempo determinado – ajudam a melhorar a compreensão dos processos organizacionais e das dificuldades dos demais colegas, melhorando o relacionamento das equipes.
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Alinhamento de objetivos fortalece o comprometimento
Ter um objetivo comum é o primeiro passo para estabelecer a integração de setores. Afinal, se cada área é tão diferente, é preciso que haja algum elemento que unifique as ações dos profissionais. A meta em comum faz esse papel. Ela possibilita que todos possam caminhar na mesma direção, o que fortalece a sinergia nos times.
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A facilidade de comunicação estimula a colaboração
Os ambientes que investem fortemente em comunicação clara e transparente, constroem as relações interpessoais e conquistam isso por meio da comunicação.
Imagine que ao final do ano você quer fazer um amigo secreto entre todos os funcionários, mas eles não se conhecem. A pessoa sequer sabe para quem comprará o presente, o que dificulta a interação e participação na ação.
Mas, se ao longo do ano você promoveu encontros que possibilitaram que todos se conhecessem, a brincadeira ficará bem mais divertida e contará com a participação de todos.
A comunicação é essencial no ambiente de trabalho, portanto, promova a integração de setores e estimule o diálogo aberto e positivo.
Para finalizar, é importante pontuarmos que essa integração só acontece a partir de uma mudança de atitude da alta hierarquia do negócio e também das lideranças de departamentos. A criação de uma cultura de integração de setores deve vir de cima para baixo. Pode — e deve — envolver a todos os colaboradores do negócio, mas cabe à direção tomar frente para que as resistências à mudança sejam menores.
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Sendo assim deixo uma pergunta para reflexão e gerar consciência.
Como está a integração de setores na sua empresa?
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E aí, gostou do conteúdo? Espero que minhas dicas tenham sido úteis para sua vida e carreira. Forte abraço do Grupo Fabrícia Peron!
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Vanessa Pereira Ronsani
Psicóloga organizacional e do trabalho
CRP: CRP12/16378.