Todos os profissionais em determinado momento de sua vida, podem se deparar com conflitos com a chefia, liderança ou até mesmo com colegas de trabalho. Isso é comum ocorrer nas organizações, pois quando falamos em pessoas, compreendemos que cada um pensa e age de forma diferente do outro.
Com isso podemos concluir que não podemos “fugir” dos conflitos seja na nossa vida profissional/pessoal, porém o que podemos controlar é a forma como vamos gerenciar estes conflitos. Pensando nisso, preparamos para você dicas de como conversar com meu chefe sobre os conflitos ou problemas com nossos colegas de trabalho.
1º – Avaliação e abertura: Avalie as situações conflituosas que estão ocorrendo no seu trabalho. Muitas vezes, uma conversa com seu colega, ou pequenas ajustes no dia a dia, já são suficientes para cessar esses problemas. Por isso, se você avaliar assertivo conversar com os envolvidos no conflito antes de falar com seu chefe, busque conversar com eles para tentarem alinhar juntos, as soluções para as dificuldades de relacionamento.
2º – Entenda o que é seu e o que é do outro: Muitas vezes discutimos ou temos algum tipo de conflito com outras pessoas, derivados de problemas que trazemos de outros lugares. Por exemplo, quantas vezes você já discutiu com colegas, familiares por estar de “cabeça cheia de problemas”? Por isso é necessário sempre avaliar, se esse conflito é derivado de problemas com o colega, ou se são outras coisas que contribuem para manutenção deste conflito.
3º – Transparência: Ao conversa com seu chefe, ou até mesmo com seu colega, seja transparente. Pontue os comportamentos que geram conflitos. Aqui a comunicação é de extrema importância para a correta mediação. Para isso, peça permissão a seu chefe ou colega para iniciar essa conversa. Busque um local isolado de outras pessoas, para exposição ou interferências desnecessárias.
4º – Honestidade: Como um complemento da transparência, a honestidade é fundamental para a correta mediação dos conflitos. Por isso, fale abertamente das situações que ocorrem, dos seus sentimentos e das repercussões dos conflitos deste relacionamento.
5º – Posicionamento profissional (Maturidade emocional): Para resolução da maior parte dos conflitos, é necessário nos colocarmos a disposição para mudar nosso comportamento. Para isso, o posicionamento profissional, é de fundamental importância para isso. E quando falamos de posicionamento profissional, falamos em maturidade emocional para estar aberto a receber feedbacks, e estar aberto a mudanças de atitudes, conseguindo compreender o que é profissional e que é pessoal.
Lembrando, sempre que não existem “Formulas mágicas para solucionar qualquer tipo de conflito, porém existem formas assertivas para mediar e entregar um resultado diferente.
Marcos Alexandre Margotti Izé
Psicólogo Organizacional no Grupo Fabricia Peron