Muitos pensam que só empreende quem abre uma empresa, mas não é bem assim, empreender vai muito além de ter seu próprio negócio .
Sabia, por exemplo, que um colaborador pode ter um pensamento empreendedor mesmo trabalhando para alguém? Isso mesmo!
Vamos falar o que é ter um pensamento empreendedor.
Muitos têm em mente que a palavra “empreendedorismo” significa apenas iniciar um negócio do zero. Entretanto, é bem mais do que isso — ter um pensamento empreendedor está ligado a ter atitude, iniciativa própria, idealizar novos métodos e realizar ações.
Para empreender, é necessário ter um pensamento ‘incomodado ou
inconformado. Com isso, é possível ir em busca de melhorias constantes para o seu trabalho, propondo soluções e executando as atividades da forma mais produtiva possível.
Confira as competências que você deve estimular em sua equipe, para que eles se dediquem e tenham uma visão empreendedora.
Proatividade
Estimular a equipe a ter proatividade é um dos fatores-chave para o gestor que deseja que sua equipe tenha um pensamento empreendedor..
Incentivar a sua equipe a ter iniciativa para resolver problemas é um dos pontos positivos para desenvolver essa habilidade. Pessoas proativas buscam sempre inovações e dão sua opinião de forma construtiva para resolver os problemas e propor sugestões. Além disso elas conseguem ser exemplos para seus colegas de trabalho, servindo de referência para os demais.
Então, para que isso aconteça na realidade, é preciso que você estimule sua equipe a ter proatividade.
Busca de conhecimento
Estimule sua equipe a buscar conhecimento, esclareça a eles que é necessário aumentar o leque de conhecimento, e que isso é importante para eles como pessoas como CPF também, não somente como CNPJ, pois eles estão empreendendo a carreira deles dentro da empresa.
Faça-os refletir que eles não podem esperar pelos outros ou responsabilizar outras pessoas pelo seu crescimento, que o responsável disso é o próprio profissional, eles que poderão fazer acontecer.
Mostre a eles que ao agir dessa forma, eles poderão dar voz a um pensamento empreendedor, e que isso irá refletir em seu crescimento em sua carreira profissional.
Coragem
Incentive a coragem na sua equipe! Os objetivos podem virar realidade a partir do momento que a pessoa tenha coragem de persegui-los.
Isso tem tudo haver com pessoas de mente empreendedora, pois quem tem medo não sai do lugar. Agora, quem é destemido e corajoso consegue alcançar seus objetivos.
Por isso, seja essa pessoa mostre a sua equipe que eles não podem ter medo do novo e nem de errar. Tudo é questão de ser obstinado e de resistência. E é dessas pessoas que as empresas precisam! Gente que não desiste fácil e que está disposta a correr riscos para alcançar o sucesso.
Promova uma cultura de melhorias
Prepare uma reunião com a sua equipe, sobre sugestões de melhorias e ideias.
Estimule a sua equipe a observar o ambiente de trabalho, processos e atividades à sua volta, e claro anotar os pontos de melhoria.
Criar uma cultura de melhoria é fundamental para evolução da sua equipe e da sua empresa.
Por fim..
Estimule um pensamento empreendedor e faça a diferença
O pensamento empreendedor pode ser o diferencial que estava faltando na sua equipe. Ao agir dessa forma, você motivará todos a terem o mesmo pensamento.
Com isso, os colaboradores passam a se sentir parte da empresa.
Dessa forma, os resultados são extremamente satisfatórios, já que as pessoas vão trabalhar com mais prazer e força de vontade de crescer junto à empresa, o que faz os colaboradores alcançarem as metas com maior facilidade.
Seja o líder que todos esperam e tenha sucesso em tudo que fizer.
Vanessa Ronsani
Psicóloga organizacional e do trabalho
CRP-12 /16378