COMO DAR UM FEEDBACK NEGATIVO DE FORMA APROPRIADA

A comunicação é uma das principais ferramentas que uma empresa, um líder ou até mesmo um profissional possui para que seu trabalho seja bem alinhado e desenvolvido. Porém quando falamos em comunicação organizacional, algumas estatísticas apontam que mais de 60% das empresas brasileiras, sofrem por falhas na comunicação. Na prática, percebemos que a realidade não é muito diferente das estatísticas.

Atualmente existem várias ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para uma comunicação fluida e organizadas. O feedback por sua vez, é uma ferramenta de desenvolvimento  profissional. Mas quando precisamos dar um feedback negativo a alguém de nossa equipe, nem sempre isso é uma tarefa fácil não é? Pensando nisso, nos do grupo FP preparamos dicas de como dar feedbacks negativos de maneira adequada;

Antes de mais nada é necessário entender que, nunca falamos em “pontos negativos”. O termo correto é “pontos a desenvolver”. Quando falamos em termos negativos, normalmente isso gera resistência nas pessoas.

1 – Entenda que trabalho é trabalho, amizade é a parte:

Muito profissionais tem receio de fazer feedbacks por não conseguirem controlar a reação de quem recebe o feedback. Porém a imparcialidade é fundamental para o aproveitamento deste momento;

2 – Utilize a linguagem correta:

Um feedback é algo formal, por isso é de extrema importância que as palavras e a linguagem sejam formais para existir respeito entre as partes. Aqui não cabe palavras fortes, xingamentos, palavrões ou tudo que denote ao desrespeito. Isso gera resistência a quem esta recebendo um feedback. Por isso lembre-se que você pode ser firme, sem ser grosseiro.

3 – Organização:

Vá com tudo organizado. Faça o feedback antes de você chamar o profissional, escreva todos os pontos positivos e a desenvolver, pontuando exemplos para que o profissional possa observar o que esta sendo pontuado;

4 – Dialogue:

Um feedback onde apenas uma pessoa fala, é um monologo, por isso de espaço para que a outra pessoa também fale seu ponto de vista em relação ao que ela pensa sobre o que esta sendo pontuado em seu feedback.

5 – Esteja em um ambiente apropriado:

Dar feedbacks no meio da produção, no meio do escritório ou com outras pessoas presentes, gera resistência entre muitas outras reações negativas. Por isso, prepare um espaço onde você não tenha interrupções ou distrações, e que você e o profissional tenham privacidade para conversar.

Lembre-se que não existe receita mágica para dar um feedback a um profissional. Feedbacks negativos também fazem parte da vida de qualquer pessoa. Porém é necessário cuidado e atenção para que este momento seja um momento de construção e trocas de ideias.

Afinal, quem não gosta de crescer e se desenvolver em qualquer área de sua vida?

Marcos Alexandre Margotti Izé

Psicólogo organizacional e do trabalho

CRP: 12/15412;

Compartilhe

entre para nossa lista VIP e receba conteúdos com exclusividade

Veja mais